(11) 2824-6131 (Itaim)(11) 2151-8709 (Klabin)

(11) 95039-5637

Rua: Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 - cj. 21 - Itaim - São Paulo - SP - 04544-000

Tipos de Cálculo

Os cálculos renais são formados por diferentes tipos de minerais, que se combinam e formam diferentes tipos de cálculos. Cada cálculo se forma por uma causa diferente e, assim, tem tratamentos diferentes. Não há uma solução única para todos os tipos de cálculos. Assim, é fundamental uma investigação profunda para sabermos qual o tipo de cálculo e quais os fatores do próprio paciente que favorece a formação dos cálculos.

Os principais tipos de cálculos são:
1 - Oxalato de Cálcio = Oxalato de Cálcio, mono e di-hidratado - é o tipo mais comum, cerca de 80% dos cálculos. É relacionado com um muita acidez na urina, consumo de proteínas e de muito sal.
Fosfato de cálcio - cerca de 5% dos cálculos, relacionados com urina mais alcalina e pouca água. Algumas doenças sistêmicas podem levar a formação deste tipo de cálculo.

2 - Ácido Úrico. Cerca de 5% dos cálculos, associados com urina muito ácida e excesso de proteínas. Obesidade e diabetes favorecem o aparecimento destas pedras.

3 - Fosfato-amoniaco-magnesiano ou Estruvita. Cálculos associados a infecção de urina de repetição, principalmente as causadas pelas bacterias E. coli, Proteus, Klebsiella e Pseudomonas. Podem ser tanto causa como consequências das repetidas infecções

4 - Cistina - casos mais raros, associados a doenças genéticas. Estes cálculos podem aparecer desde a infância.



 
tipos_de_calculo_renal.jpeg

Confira no gráfico cada tipo de cálculo renal

Imagens:Estrade V. et al.

« Voltar